Stablecoins, a revolução
- Michel Martins
- 30 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
E se fosse possível movimentar dólar digitalmente de forma segura seguindo o valor de mercado oficial sem precisar de bancos ou papel moeda? É possível, graças às stablecoins.
Esses ativos digitais rastreiam a cotação oficial de alguma moeda ou outro ativo físico, como o ouro, por exemplo, e assim são negociados em blockchain, de forma descentralizada. Isso possibilita o envio de remessas, pagamentos ou reservas de valor no ambiente virtual com extrema rapidez e baixíssimo custo.
Falando em dólar, existem diversas stablecoins atreladas a ele. O USDT é uma das principais. Emitido digitalmente e lastreado fisicamente, o dólar Tether (nome da emissora) torna-se uma opção segura para operações financeiras de comércio exterior. Imagine enviar o pagamento de uma importação diretamente do comprador ao vendedor, sem intermediários, em qualquer volume de valor, de maneira quase instantânea de um lado ao outro do planeta. Isso é o que já ocorre atualmente utilizando stablecoins e até mesmo outras classes de ativos digitais.
A revolução digital do dinheiro, principalmente utilizando redes blockchain, traz infinitas possibilidades e oportunidades. Não tem volta. A melhoria desses sistemas é diária e o mercado, cada dia mais, entende e utiliza as novas tecnologias gerando economia de dinheiro e do principal ativo do mundo: tempo.
E você, acredita que, em pouco tempo, todo dinheiro movimentado ao redor do mundo passará por uma blockchain?
Comments